Cientistas descobrem enzima responsável pelo problema, o que pode abrir caminho para fabricação de remédio.
Uma descoberta de cientistas alemães pode ajudar a evitar a depressão pós-parto. Eles afirmam ter identificado a causa da melancolia que a maioria das mulheres sofre após ter um bebê. De acordo com o estudo, a queda brusca dos níveis do hormônio estrógeno logo após o parto libera enzima no cérebro que bloqueia substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar.
Desta forma, segundo os pesquisadores do Instituto Max Planck de Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais, de Leipzig, certas drogas podem ser usadas para diminuir os níveis desta enzima e aumentar a quantidade das substâncias químicas quebradas por ela. “Nossos resultados têm o potencial de prevenir a alteração de humor pós-parto”, comemorou a coordenadora da pesquisa, Julia Sacher.
A enzima chama-se ‘MAO-A’. Ela bloqueia os neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, que, além de serem responsáveis por transmitir os sinais entre as células nervosas, controlam humor e bem estar. Segundo os cientistas, a quantidade dessa enzima no cérebro é 43% mais elevada em mulheres que acabaram de dar à luz.
Segundo os pesquisadores, é comum que as mulheres sintam alterações metabólicas depois de dar à luz. É o chamado ‘baby blues’, que atinge cerca de 70% das mães na primeira semana após o nascimento do bebê.As principais reclamações são variações de humor, ansiedade, falta de apetite e irritabilidade.
A maioria das mães se recupera em pouco tempo. Entretanto, 13% das mulheres continuam apresentando os sintomas após os primeiros meses do nascimento, o que é considerado depressão pós-parto. Essa condição é definida como um grande episódio de depressão que começa nas quatro semanas após o parto.
Fonte: Ciência e Saúde,O Dia online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário