ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Exercício Físico Pode Reduzir os Efeitos da TPM (Tensão Pré-Menstrual)?

Alguns estudos introdutórios descobriram que exercícios regulares podem minimizar algumas dores e também o estresse causado pela TPM durante uma ou até duas semanas antes do período menstrual.


Em um estudo, os pesquisadores da University of British Columbia em Vancouver, testaram 8 mulheres sedentárias durante um programa de corrida de mais ou menos 20 km por semana, durante 6 meses. No final do estudo, as corredoras notaram uma diminuição de dor nos seios,do inchaço geral e mau humor no período anterior ao período menstrual. Seis mulheres do programa que já eram ativas, mas que mantiveram seu nível de atividade física, e também foram usadas como parâmetro, não observaram mudanças dos sintomas no período menstrual.

Outro estudo descobriu, que mulheres que se exercitavam regularmente sentiam menos dores e depressão antes do período pré-menstrual, em relação as que não praticavam atividades fisicas no dia-a-dia. 

Infelizmente, nenhum estudo focalizou nas razões dos benefícios causados pelo exercício, ou seja, de como os exercícios podem ajudar as mulheres que apresentam sintomas de TPM. 

O TPM causa em algumas mulheres dores no corpo, dores de cabeça, cólicas, depressão e cansaço, dentre outros sintomas. E como o exercício pode contribuir para minimizar essas complicações?

O Exercício é um grande contribuinte para a cura do estresse. Ele faz com que o seu metabolismo seja aumentado e ainda acelera a circulação sanguínea. Quando mantemos nosso sangue em movimento é provocado um aumento do transporte de O2 e nutrientes essenciais para as células com maior eficiência, fazendo-nos sentir menos abatidos. Mas não devemos ir exagerando por aí! 

Exercícios extremamente vigorosos (ex: fazer aula de step por 2 horas por dia) podem agravar os sintomas ao invés de aliviá-los. Atividades aeróbicas podem gerar substâncias químicas como as endorfinas que podem melhorar muito o mau humor causado no período TPM , provocando uma sensação de auto-controle e bem estar, que terá um efeito na diminuição da ansiedade, depressão, cólicas e autos e baixos no humor neste período, mensalmente.

Alguns estudiosos até pensam que a endorfina quando flui na corrente sanguínea pode estabilizar a glicose e cortar a fissura por doces. 

Qual seria o melhor tipo de exercício então para o período da TPM?

Exercícios moderados do tipo: Caminhada, Trote, Ciclismo, Natação e Hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana, vão ser a melhor escolha nessa ocasião.

Uma pesquisa de 3 meses feita com 23 mulheres descobriu, que as que participaram em atividades aeróbicas tiveram melhores resultados na minimização dos sintomas pré-menstruais, particularmente a depressão, do que aquelas que fizeram trabalho de força em Musculação ou Localizada. 

A Yoga também pode ajudar. Este tipo de exercício combina alongamentos lentos, técnicas de respiração e meditação, que minimizam a tensão muscular, focaliza a mente e diminui o mau humor tão característico das mulheres que sofrem de TPM , na atualidade.

Fonte:Consumer Health Interactive and Consensus Health Corporation, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário