ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

Seu momento

Puberdade
  
     A transição da infância para a vida adulta é chamada de adolescência quando os  aspectos sociais são considerados. Contudo, quando consideramos os aspectos biológicos e fisiológicos, esta transição entre as duas fases  é chamada de puberdade ou maturação sexual. 

    Apesar do início desta fase variar entre as pessoas e estar relacionado a aspectos culturais, genéticos e nutricionais, por exemplo, nas meninas ele ocorre entre os 9 e 13 anos de idade.

    Neste período, elas são submetidas a um turbilhão de alterações hormonais que resultam no desenvolvimento dos ovários, útero, vagina, mamas, pelos pubianos, alargamento de quadris. Há ainda alteração na composição corporal com o aumento significativo do percentual de gordura, além  do aumento da estatura e de alteração nas proporções dos seguimentos corporais.


   Neste  período também ocorre a menarca, ou seja, a primeira menstruação. O que significa que o processo de maturação sexual está chegando ao fim. Mas não confundir com a adolescência. A menina pode  fisiologicamente não estar mais na infância por desenvolver a capacidade de gerar um bebê, mas provavelmente, ainda estará na adolescência, pois seu papel na sociedade ainda estará em transição, daí a origem de tantos conflitos existenciais.

   Uma proposta PROATIVA para este momento é um programa de exercícios que  englobe aspectos lúdicos. Mas o treinamento de força, a musculação, ainda tão polêmica é sim bem-vinda, mas sempre sob orientação do nosso profissional. A importância do exercício físico neste momento será  controlar o ganho de gordura corporal, introduzir hábitos saudáveis, contribuir, em alguns casos, para a coordenação motora e para a nova realidade em relação às suas proporções corporais, e ainda contribuir para a autoestima elevada da nossa cliente teen.


Gravidez e Pós Parto


   A gravidez é considerada por muitos como um momento mais dramático em termos de transformações no organismo.

   Durante nove meses de gestação, as alterações morfológicas e fisiológicas sofridas pelo organismo materno são profundas e multissistémicas. A sua interação visa proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento fetal em equilíbrio com o sistema materno.

   Dentre tantas alterações muitas patologias podem surgir como a hipertensão garvídica e o diabetes gestacional. Além de dores na lombar e no pubis, edemas, aumento da sensibilidade emocional, ganho excessivo de peso, entre outros. A gestante que estiver bem condicionada fisicamente atravessará esse período em melhores condições físicas e emocionais.

    O exercício físico bem orientado melhora a capacidade cardiorrespiratória para as atividades diárias, fortalece o sistema músculo-esquelético auxiliando na diminuição de das dores, melhora a circulação sanquínea ajudando na diminuição dos edemas, melhora a consciência corporal amenizando o desequilíbrio gerado pela mudança do centro de gravidade, fortalece o assoalho pélvicoprevinindo a incontinência urinária, auxilia no controle do peso, reduz o estado de depressão e estresse, mantém a auto-estima da gestante preservada, previne o aparecimento de diabetes gestacional e hipertensão gravídica, além de preparar para um parto mais saudável e rápida recuperação puerperal.

       No pós parto, após a liberação médica, a mulher pode e deve retornas ás suas atividades. Neste período o exercício físico orientado contribuí para uma recuperação mais rápida da gestante em relação ao seu peso e ao tônus muscular. Além de restaurar as funções normais do intestino e da bexiga, previnir o prolápso genital (queda do útero), amenizar o stress do pós parto e condicionar fisicamente a mulher para cuidar do seu bebê.
      Uma proposta PROATIVA para este momento são exercícios de fortalecimento muscular,  exercícios que melhorem a flexibilidade, exercícios cardiovasculares, exercícios respiratórios e de relaxamente, sempre respeitando a condição e as limitações de cada gestante e das mulheres no pós parto.


 Mulher Adulta
    

Após a puberdade, o corpo da mulher finalmente atinge a maturação sexual. Aproximadamente aos 25 anos a mulher está no ápice da condição fisiológica e a partir de então o processo de envelhecimento se inicia. A cada década esta curva de envelhecimento ganha velocidade e as alterações fisiológicas vão se tornando cada vez mais intensas e significativas. 
 
    Algumas mulheres começam a perceber alterações no metabolismo e tônus muscular já por volta dos 30 a anos. E logo os tecidos não estão mais tão jovens e nem os órgãos tão eficientes. Lá por volta dos 45 anos a produção de estrogênio começa a diminuir nos ovários, assim como a quantidade de óvulos. A vagina vai perdendo o tônus, a firmeza e a umidade. Esse conjunto de reações chama-se climatério, o que significa que a mulher está chegando na menopausa.  
 
    Lá por volta dos 48 a 52 anos, a menstruação vai tornando-se inconstante, as cólicas e a TPM diminuem, a pele vai ficando menos elástica, as primeiras ruguinhas se instalam. O corpo muda bruscamente, a cintura engrossa, os seios e o colo se modificam. As manchinhas sênios começam a aparecer. Pronto, é a chegada da menopausa.

    Muitas sentem os sintomas da menopausa: calores, relações sexuais dolorosas, sensibilidade emocional excessiva, irritabilidade, nervosismo. Muitas desses sintomas estão ligados ao estrogênio, mas muitos estão relacionados ao momento pelo qual a mulher está passando, como por exemplo, a saída dos filhos e casa, ou até mesmo o retorno deles ao lar.
  O cuidado com a saúde aumenta, pois a mulher percebe que as alterações em seu corpo foram bruscas. E de fato, a ausência do estrogênio, que é conhecido com um fator de proteção, principalmente para o coração, está relacionado com a predisposição a algumas doenças.
    A mulher se dá conta que o corpo muda e envelhece, mesmo que ela mantenha os mesmos hábitos e alimentação de anos atrás.


  Talvez esta precise ser a idade de maior proatividade da mulher. Já que os seus 'estoques de saúde' precisam estar elevadíssimo, para amenizar a perda que, inevitavelmente, acontecerá.

    Uma proposta PROATIVA para este momento são exercícios que trabalhem força, resistência muscular localizada, condicionamento cardiorrespiratório e flexibilidade. Incluímos ainda exercícios que trabalham o assoalho pélvico (Ginástica Íntima) e exercícios que trabalham os músculos faciais (Ginástica Facial). O programa de exercícios físico acarreta a desaceleração da curva de envelhecimento de maneira significativa. 


Terceira Idade 


A terceira idade é definida pela Organização Mundial da Saúde como toda a população acima dos 65 anos de idade. 
 
    A perda da capacidade funcional nesta fase da vida ocorre devido a perda acentuada da força e massa muscular, flexibilidade, equilíbrio e capacidade cardiopulmonar, entre outros fatores. 
 
   Devido ao processo natural de envelhecimento do organismo, aliado a questões psicossociais, o aparecimento de doenças como depressão, câncer e as cardiovasculares tornam-se ainda mais comuns.

  Uma proposta PROATIVA para este momento são principalmente exercícios de força, flexibilidade, equilíbrio e condicionamento cardiovasculares. O Programa de Exercício Físico contribuí principalmente para a melhoria no desempenho das atividades diárias e para a manutenção da independência e autoconfiança destas senhoras ao realizarem tais atividades.