ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Esqueça a balança!

Prof. Esp. Mariana Brito

Nossa massa corporal (peso geralmente medido em kg) pode ser dividida em quatro compartimentos: peso gordo, peso residual, peso ósseo e peso muscular (Pompeu,2004).Peso gordo seria a gordura corporal, peso residual o de órgãos e vísceras, peso ósseo o do nosso esqueleto e peso muscular o da massa muscular.

Logo, ao subirmos em uma balança o valor que aparece é a soma desses quatro compartimentos, ou seja, do corpo como um todo. Se aumentarmos a massa gorda pelo ganho de gordura localizada a balança acusa da mesma forma do que se aumentarmos a massa muscular pela hipertrofia (aumento no tamanho das fibras musculares). Ela mostra que ganhamos ou perdemos massa, mas não identifica em qual dos compartimentos isso ocorreu. Se aumentarmos 3 kg, por exemplo, a balança não nos informará se esse peso extra é atribuído a um aumento da massa muscular ou da gordura corporal. E pior, se perdermos 2 kg de gordura, por exemplo, e ganharmos 4 kg de massa muscular a balança acusará um saldo de 2 kg, quando na verdade o que ocorreu foi algo benéfico, pois houve um aumento da massa muscular, massa esta isenta de gordura e metabolicamente ativa, mesmo que isto represente 2 Kg a mais. 

Desta forma, este meio de avaliação mensura somente a massa corporal total e não a composição corporal.
Para que possamos identificar em qual dos compartimentos ganhamos ou perdemos massa, para descobrirmos se emagrecemos (se diminuímos o peso gordo) ou hipertrofiamos (se ganhamos massa muscular) é necessário avaliar a composição corporal. 

Existem diferentes técnicas para fazê-la, sendo a antropometria a mais utilizada nas academias. Esta técnica infere a composição corporal através de dobras cutâneas , diâmetros(ósseos), perímetros(dos membros, por exemplo), peso, estatura e idade.

Sendo assim, olharmo-nos diante de um espelho e utilizarmos as nossas roupas como referência pode nos dizer mais sobre o sucesso do nosso programa de treinamento do que os valores obtidos em uma simples balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário