ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

domingo, 19 de junho de 2011

Grávida em ótima forma

Fonte: Revista Saúde

Ver a barriga crescer é motivo de orgulho nessa fase. Mesmo assim, toda gestante deve controlar seu peso. Confira as medidas ideais e como ficar dentro delas


E m 1971, a atriz brasileira Leila Diniz (1945-1972) surpreendeu uma sociedade em plena ditadura ao exibir seu barrigão de oito meses pelas praias cariocas. Na época, a atitude causou estardalhaço. Hoje, com esse preconceito enterrado na areia, há poucas coisas que causam tanta satisfação à mulher grávida quanto expor o abdômen inflado. Porém, na sombra da gravidez se esconde um dado preocupante: dois terços das futuras mamães ganham quilos além da conta durante a tão esperada etapa da vida. E engordam a epidemia de obesidade depois do parto.


Uma das razões desse engordar é psicológica e até cultural: sabe aquele ditado de que a grávida come por dois? Então... "Dobrar o volume da alimentação é errado. Deve haver um acréscimo, mas o feto é pequeno e não precisa de tantas calorias", salienta Vanessa Liberalesso, pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná.


Mas a subida exagerada do ponteiro da balança também ocorre por questões fisiológicas. "Hormônios produzidos pela placenta aumentam a capacidade de armazenamento dos adipócitos, células que estocam gordura", completa Maria Edna de Melo, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em São Paulo. Aí, qualquer excesso à mesa vai direto aos pneuzinhos.


Inquieta com as consequências disso — gestantes obesas correm mais risco de sofrerem com dores articulares e partos prolongados, entre outras complicações mostradas no quadro da página 45 —, Maria Edna fez uma revisão de artigos em que destacou um índice de massa corporal (IMC) feito para as mulheres que hospedam um bebê no ventre (saiba mais à direita). "É uma das ferramentas para observar se o ganho de peso da mãe durante os nove meses está dentro dos padrões", reforça a pesquisadora. "Só precisamos lembrar que o tamanho do filho e da placenta varia de mulher para mulher, o que limita o cálculo", contrapõe Luciana Taliberti, obstetra do Hospital São Luiz, na capital paulista. Por mais que a confirmação de um especialista seja necessária quando o resultado aponta uma eventual obesidade, a estimativa serve, no mínimo, para verificar se o ventre está evoluindo como deveria ou se ganhou excessos gordurosos demais.


Aquela história de que toda mãe é igual, principalmente quando o assunto é gestação, não poderia estar mais errada. Só a composição corporal já mexe com todo o planejamento desses cerca de 280 dias de espera. "Caso esteja com o peso adequado no início, indica-se um acréscimo médio de 85 calorias por dia no primeiro trimestre. Já uma obesa, dependendo do caso, não precisa de complemento no começo", compara Manuela Dolinsky, nutricionista da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.


Ou seja, ficar atento ao prato é ainda mais importante nesse período. Em vez de optar por uma bisteca frita para garantir o aporte de gordura, por exemplo, que tal investir em uma bela posta de salmão ou nas sardinhas? Afinal, elas fornecem ômega- 3, um ácido graxo poli-insaturado que, além de trazer energia, é importante à retina e ao cérebro do feto. Já o excesso de gorduras saturadas, presentes em carnes gordas ou no óleo de dendê, anula o efeito do consumo dos peixes citados.


Uma nutrição adequada também atenua incômodos que acometem constantemente as grávidas, como a prisão de ventre. Para se livrar dela, o certo é recorrer às fibras das frutas e dos cereais. "Acompanhadas de água, elas regulam o intestino e ainda promovem saciedade, evitando exageros nas refeições", salienta Vanessa Liberalesso, do Hospital Pequeno Príncipe.
A Proativa Club desenvolveu um programa de treinamento especial para as gestantes, o GRAVIDEZ PROATIVA.
Com atendimento individualizado ou em grupo, em nossa tenda na Lagoa ou em domicílio, a gestante pode cuidar da sua saúde com segurança sob a orientação de profissionais credenciados pelo método Mais Vida Gestantes,SP.
Seja uma gestante ativa, entre para o nosso CLUB!
contato@proativaclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário