ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O culto ao corpo após a gestação.


     Dia das mães chegando, os sites de saúde e beleza estão aproveitando para falar de gravidez e boa forma. A Proativa Club deixa seu alerta em relação a este assunto.

    Celebridades são utilizadas como exemplo de magreza e boa forma pós gestação. Foi assim com Adriane Galisteu, Jessica Alba, Kate Hudson, Gisele Bündchen, entre muitas outras. Gisele Bündchen fez uma campanha de lingerie 5 meses após dar a luz ao pequeno Benjamin.

    Sabemos que esta não é a realidade da grande maioria das mulheres que passa pelo processo gestacional, no entanto, a mídia está o tempo todo supervalorizando isso. Não foi diferente com a exibição da ótima forma da cantora Cláudia Leite e do bombardeio que Ivete Sangalo sofreu por não ter voltado a velha e boa forma após se tornar mãe.

   A gestação gera uma infinidade de alterações fisiológicas no corpo da mulher, alterações hormonais e estruturais. Ganhar peso não só é normal, como necessário. A mulher que está com o seu IMC ( relação peso/estatura) normal antes de engravidar, deve engordar em média de 8 a 14 kg durante as 40 semanas de gestação, nunca menos de 7kg! Ou seja, o corpo fica aproximadamente 9 meses se preparando para atingir este peso extra. Alterações hormonais aumentam a sonolência da gestante, a frouxidão ligamentar, a fome, o estoque de gordura corporal, a reabsorção dos nutrientes pelo intestino, entre diversas outras alterações. Após o parto, o corpo também precisa de um tempo para que tudo volte ao normal.

   A boa forma de algumas mulheres após o parto acontece devido a fatores genéticos e ao biotipo de cada uma. Além disso, o histórico desta mulher antes de engravidar tem um fator impactante para que este retorno seja mais rápido e eficiente, assim como o estilo de vida que esta mulher adotou durante a gestação.

   Ainda há muita polêmica em relação a gestação e exercício físico. A mulher gestante pode sim continuar se exercitando. O exercício vai auxiliar na controle do peso, na manutenção do tônus muscular, manutenção da força, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, etc. Além de contribuir para a sensação de bem-estar da mãe e consequentemente do bebê. Após a liberação médica, cabe ao profissional de educação física ter consciência das necessidades e possibilidades de prescrição de exercícios para esta gestante, sempre de maneira segura.

   Uma mulher fisicamente ativa, e que se manteve ativa durante a gestação, consegue resgatar a velha forma mais rapidamente. No entanto, esse período deve ser respeitado. Não há necessidade de uma preocupação excessiva com este retorno. O importante é que este processo seja saudável, para a mãe e para o seu bebê. A mídia está sempre supervalorizando os padrões de beleza, mas o que importa é que a saúde esteja o.k.

Nenhum comentário:

Postar um comentário