ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A importância do movimento



Prof. Esp. Mariana Brito.

Os movimentos vêm sendo esquecidos e restritos, estamos perdendo a riqueza do todo, do global, do completo. Passamos milénios para assumir a posição bípede e, de repente, voltamos à posição quadrúpede com força total: celular, controle remoto, computador, automóvel... Tudo é mais fácil, mais cômodo e menos natural. Flexão e extensão, apenas. Seja dos joelhos, do quadril, dos ombros, do cotovelo... Quase sempre de maneira segmentada: Bíceps, tríceps, peitoral, quadríceps...Prioriza-se a estética e não a qualidade do movimento.
.
Cadê as rotações? Circunduções? Os saltos? O andar e o correr? Cadê os movimentos globais, naturais, lúdicos e funcionais? Não é de se estranhar que a lombalgia , por exemplo, atinja 80% da população mundial. Que um indivíduo se lesione ao ter que pegar a bolsa deixada no banco de trás do carro. Que não saiba agachar, correr ou pular. Que não tenha força para sustentar o próprio corpo.Que não saiba cair. Que não tenha coordenação motora ou esquema global. Que não tenha condicionamento físico para enfrentar o seu dia-a-dia, se tornando dependente das facilidades que a vida moderna oferece. 

Hoje fala-se em exercícios funcionais, e isso tem inúmeras interpretações. Muitos acreditam que a introdução da bola suíça em um programa de exercício faça deste um treinamento funcional, o que não é verdade. 

Treinamento funcional é aquele que recupera as 'lacunas' da aprendizagem motara de um indivíduo, por ter tido pouca experimentação de movimentos lúdicos e naturais, ou por ter perdido a qualidade dos movimentos através de fatores fisiológicos decorrentes do processo de envelhecimento, por exemplo, ou do sedentarismo.

Treinamento funcional é aquele que recupera a funcionalidade do corpo. E quando se trata de uma pessoa comum (não atleta), a funcionalidade do corpo é ter  a capacidade  de realizar as atividades da vida diária -AVDs. 

Torná-lo menos dependente das facilidades que a modernidade oferece, recuperar a qualidade e a capacidade do movimentar-se, de forma natural  e global, sem risco de lesionar-se é o objetivo do treinamento funcional. 

Quanto mais pensarmos em exercícios segmentados, mais nos afastamos da funcionalidade do corpo. Pegar quilos excessivos no exercício de rosca bíceps  não vai garantir que esse sujeito tenha sucesso  caso precise subir em um muro, por exemplo. Por quê? Porque o movimento é GLOBAL e não segmentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário