ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Endometriose: a síndrome da mulher moderna.

Prof. Esp. Camila Vilanova
A Endometriose é uma doença que acomete 15% das mulheres em período fértil e é conhecida como uma doença da mulher moderna. Ela se instala pela presença de endométrio em locais fora do útero.

O endométrio é a camada interna do útero que se forma a partir do aumento da concentração de estrogênio e progesterona. Ele é responsável pelo alojamento do embrião na parede do útero (nidação) e na gestação, pela formação da placenta. Não havendo fecundação ele é eliminado mensalmente através da menstruação.

No momento da menstruação o sangue pode passar pelas trompas e atingir outros órgãos como ovários, bexiga e peritônio (a chamada menstruação retrógrada). Nestes órgãos as células do endométrio que chegaram com o sangue, tem a capacidade de crescer e de agir como se ainda tivessem no útero. E se o sistema imunológico não conseguir destruir essas células a endometriose se instala.

Ela esta relacionada com a modernidade porque cada vez mais as mulheres estão demorando para ter filhos o que faz com que elas menstruem mais, aumentando as chances da menstruação retrógrada. Como o stress é cada vez mais comum entre as mulheres, o sistema imunológico fica prejudicado, e então a doença se instala.

O diagnóstico é feito através de exame ginecológico e ultra-sonografia. A base do tratamento é cirúrgica e complementada por medicamentos hormonais.

O exercício físico, principalmente os aeróbios, liberam endorfinas que tem efeito vasodilatador e analgésico, sendo capazes de reduzir o stress e diminuir os níveis de estrogênio (dois fatores importantes para o começo da doença). Além de aumentar o aporte de sangue na região pélvica o que ameniza a dor.

Procure descobrir o quanto antes se você tem uma predisposição à doença e se tiver algum destes sintomas: dor crônica na região pélvica, sangramento anormal , cólica menstrual severa, infertilidade, procure seu ginecologista.

E não se esqueça que mais uma vez o exercício físico será seu grande aliado, tanto para a prevenção quanto para o tratamento da endometriose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário