A osteoporose é provocada pela perda de cálcio nos ossos, fazendo com que eles fiquem porosos, semelhantes a uma esponja. Esta fraqueza óssea propicia riscos maiores de fraturas espontâneas ou fraturas causadas por quedas. Tem como precursora a osteopenia que também consistui diminuição da densidade mineral óssea, porém em menor magnitude.

Ela atinge mais as mulheres do que os homens, pricipalmente no período pós-menopausa, onde ocorre a perda de um dos fatores que garantem a reabsorção óssea: o estrogênio. Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres acima de 50 anos de idade tem oeteoporose, e entre os homens esses valores caem para 1 em casa 5. A perda de sais minerais nas mulheres entre 30 e 35 anos é de 0,75 a 1% ao ano, estes valores alcançam 3% ao ano após a menopausa; nos homens a partir dos 40 anos de idade, a perda é de aproximadamente 0,4% ao ano.Este é um processo natural de envelhecimento e geralmente desenvolve-se silenciosamente, sem apresentar sintomas. Por isso os exames diagnósticos são importantíssimos.
Dentre os grupos que mais apresentam o risco de desenvolver esta doença estão: mulheres, fumantes, consumidores de álcool ou café em excesso, diabéticos e os pessoas fisicamente inativas.
Entre os fatores de prevenção estão a atividade física orientada, dieta rica em cálcio e reposição hormonal de estrogênio pós-menopausa.
De que forma a atividade física previne a Osteoporose?
O mecanismo pelo qual a atividade física atua como prevenção está associado à tensão muscular gerada (estresse mecânico) pela musculatura envolvida em seus pontos ósseos de origem e inserção. A sobrecarga imposta ao osso induz respostas adaptativas contribuindo para a manutenção da massa óssea.
Qual a atividade física recomentada?
O treinamento de força, mais conhecido como musculação, é uma excelente atividade para este fim. Por gerar estresse mecânico e portanto estímulos adaptativos em vários pontos ósseos, esta atividade não só previne, como pode reverter o quadro de osteopenia e também da própria osteoporose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário