ASSESSORIA ESPORTIVA PARA MULHERES.

A PROATIVA CLUB SE COMPROMETE EM PRESTAR SERVIÇO COM QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERIEDADE, PROPORCIONANDO ÀS NOSSAS ALUNAS SAÚDE, BEM-ESTAR E DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA.

Salvar

Avaliação Funcional * Equipe de Corrida * Grupo de Caminhada * Circuito funcional na Lagoa e na praia* Slackline * Exercícios funcionais * Alongamento * Aulas especiais para gestantes * Aulas especiais para mulheres no pós parto * Personal Trainer * Proativa Noivas

Entre para este CLUB e seja fisicamente ativa você também!

Fale com a Professora Mariana
contato@proativaclub.com.br
(21)9209-3842 ou (21)7155-9991

domingo, 23 de maio de 2010

Ocitocina: o hormônio do amor !

Profa. Esp. Camila Vilanova
A ocitocina é um hormônio que promove as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.

Recentemente descobriram que ele também contribui para o estreitamento dos laços afetivos não só da mãe com o filho mas com o de todas as pessoas. É um dos principais hormônios responsáveis pelas emoções.

Ele é um mensageiro químico que aparece junto com a serotonina nos cérebros dos apaixonados e das pessoas relaxadas, pois uma de suas funções é bloquear os hormônios que produzem stress como o cortisol por exemplo. Também está diretamente relacionado à produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo sistema de recompensa, então, quanto mais ocitocina, mais dopamina o que acarreta um aumento da vontade de repetir determinada experiência.

As concentrações deste hormônio aumentam no parto natural, na amamentação, através do tato, do abraço, do beijo e após o orgasmo ele se apresenta 40% mais alto do que o normal. Já foram realizados diversos estudos com ocitocina e placebos e todos mostraram um aumento da confiança, segurança,generosidade, fidelidade e afeto.

Além disso, a ocitocina também é responsável pela regulação do equilíbrio hidromineral do organismo, atua no controle do apetite, nas respostas cardiovasculares induzidas pelo exercício, propicia a perda de sódio no rim e diminui a pressão arterial. Também está relacionado às respostas de prazer induzidas pelo exercício.

As mulheres apresentam uma concentração superior aos homens, justamente pela questão reprodutiva e porque a testosterona diminui as concentrações de ocitocina.

Já estão produzindo medicamentos capazes de aumentar a ocitocina no organismo das pessoas (um laboratório alemão está produzindo o fibanserin). Acreditam que poderão atuar melhorando a libido feminina, a depressão pós -parto, a sensibilidade masculina, o autismo, entre outros.

Para quem está com este hormônio em baixa não precisa esperar os medicamentos; pratique exercícios aeróbios, abrace, beije, troque carinhos com quem gosta e lembre-se ocitocina estimula ocitocina, que faz com que você tenha uma vida menos estressante e mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário